Setenil de las Bodegas, Cádiz
março 20, 2019A pequena cidade de Setenil de las Bodegas chama a atenção de muitos turistas graças a seu cenário único. Setenil possui apenas cerca de três mil habitantes e fica na Andaluzia, região do sul da Espanha, a 120 km de Sevilha. Em uma região de relevo montanhoso, muitas casas dessa cidade foram construídas não sobre os penhascos, mas sim embaixo de pedras enormes.
Ali, ao aproveitar os espaços abertos na rocha devido à erosão natural, fileiras de casinhas brancas, típicas da Andaluzia, misturam-se com paredões e tetos dos rochedos. Em alguns trechos, as pedras chegam a cobrir quase totalmente as ruas. Apesar de parecer estranho estabelecer as construções sob a sombra de rochas gigantes, há algumas razões para isso.
Primeiro, as construções conseguem aproveitar os paredões rochosos como parte de sua própria estrutura. Outro motivo é que a pedra natural ajuda a bloquear o frio e o calor extremos, deixando as temperaturas mais agradáveis. Com esse cenário singular, a pequena cidade conseguiu atrair curiosos do mundo todo e o turismo se tornou uma de suas principais fontes de renda.
Hoje, muitas das casas sob as rochas tornaram-se hotéis, bares e restaurantes. Vale adicionar um passeio de algumas horas a Setenil de las Bodegas em um roteiro pela Andaluzia.
Setenil de las Bodegas conta com 3.000 habitantes, que vivem principalmente da agricultura e do turismo. Como todas as cidades do roteiro, suas casas pintadas de branco, uma tradição muito antiga que tem como finalidade combater o calor, são um dos seus maiores charmes.
A principal atração do vilarejo, porém, e a impressionante fenda aberta pelo rio Guadalporcún e suas casas construídas, de forma inacreditável, dentro das rochas.
As ruas de Setenil de las Bodegas são muito estreitas e é muito difícil encontrar um lugar para estacionar na parte central do vilarejo. Na hora que aparecer um lugar para deixar o carro, aproveite para dar um passeio pela parte inferior do vilarejo, onde há vários bares e lojinhas.
0 comentários