Estampa Tartan - Charme Escosês

maio 07, 2019

Você provavelmente já viu essa estampa em algum lugar hoje. Mais comum em camisas flaneladas, esse tipo de estampa tem nome e história.


Mesmo que muitos a chamem de XADREZ, o seu nome oficial é Tartan .

Nascida na Escócia, a Tartan diferencia-se de um xadrez comum, vem sempre nas cores VERMELHO, PRETO E AZUL e segue uma padronagem de listras.

Com o tempo, a estampa Tartan saiu dos kilts (saia tradicional) escoceses e tornou-se um clássico do vestuário.

Tartan já foi adotado nos ternos e mais para a frente, adotado pelo movimento PUNK, GRUNGE e suas vertentes.


Hoje, encontramos a Tartan nas famosas camisas dos lenhadores e nos vestuários femininos.

Agora, você sabia que Na Escócia, cada família nobre tinha um próprio padrão de listras verticais e horizontais com cores e dimensões próprias? Até hoje, famílias tradicionais exibem seus modelos de estampa Tartan como forma de resgatar suas origens.

Separei alguns modelos que variam as cores e a peça, levando estilo e bom gosto ao look final





Aqui nessa última imagem temos algumas opções da estampa Tartan!


Conta pra mim, já conhecia o Tartan? Em qual peça do vestuário acha que ela cai melhor?

Postagens que vale a pena conferir

12 comentários

  1. Está chegando a época né de usar xadrez, confesso que não sou muito fã as essa calça ganhou meu coração.

    ResponderExcluir
  2. Acho super chique! Tem umas fotos na net da Meghan Markle usando um casaco na estampa que é um luxo!

    ResponderExcluir
  3. OI!
    Eu como uma GRUNGE sempre uso essa estampa, acho linda e sempre esta na moda ;) adorei os vestidos

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que era esse nome Tartan, e eu amo essas estampas ❤❤

    ResponderExcluir
  5. Ja gostei dessa estampa e ja quero me jogarrrr

    ResponderExcluir
  6. A estampa tem tudo a ver com a estação, amei as sugestões de looks!
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  7. Essa é sempre minha estampa favorita, estou muito feliz que tenho visto ela em mais modelagens! Bjs Monalise www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir
  8. Acho chique, principalmente no inverno

    ResponderExcluir
  9. Com o seu post aprendi uma coisa nova, nem conhecia esta palavra Tartan, que é de origem escocesa e muito menos que significa a estampa xadrez dos kilts. Parabéns pelo seu post.

    ResponderExcluir
  10. É muito bonito esse padrão de xadrez...Fica charmoso e muito sofisticado
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ahh não sabia desse nome, sempre falo xadrez rs'
    Eu adoro essas blusas flaneladas com Tartan rs' tinha uma e amava a blusa. Hoje já tenho mais nenhuma, irei voltar a ter uma haha.. adorei saber sobre!

    beijos!

    ResponderExcluir

blogs brasil

Subscribe